sexta-feira, 5 de julho de 2013

Pérola, bege, areia... você sabe a diferença?

Acho que um dos testes para se verificar se alguém é verdadeiramente sensível a cores e tons é pedir para a pessoa explicar a diferença entre bege, areia, pérola e marfim. Olhando separadamente são cores bem parecidas, mas quando colocamos lado a lado fica clara a diferença. Costumo brincar perguntando sobre essa diferença e poucas pessoas já admitiram percebê-la. A maioria fica assim:


 Mas sim, tem diferenças! E só alguém maluco apaixonado por cores e tons vê claramente a diferença!

hahahahahaha
E para provar as diferenças, aqui o gradiente. Da esquerda para a direita: areia, marfim, creme, bege, pérola, cru.

Clica que aumenta!

Como se pode perceber, areia, marfim e creme são mais amarelados, cru é neutro, enquanto o bege e o pérola tem um toque  rosado bem sutil. O marfim para quem não sabe é extraído das presas do elefante. Caçadores matam o elefante para poder extraí-lo. É portanto de origem muito cruel e antiética. É muito  bonito, as certamente horroroso o preço que se paga por ele. Recomendo o boicote a qualquer coisa feita de marfim.

Areia é areia mesmo, creme é creme mesmo, há uma relação bem direta do nome da cor com o objeto do mundo que deu origem ao nome. Já o bege pede uma explicação: o que é isso no quadradinho do bege? O nome bege vem do nome francês para lã natural, e no gradiente tem uma imagem desta lã. Já o pérola é controverso, afinal existem pérolas de várias cores, mas convencionou-se a denominar pérola esta cor deste vômito de ostra

 Bom, na verdade não é vômito, mas sim uma reação inflamatória dentro da ostra que ocorre em função da entrada de um corpo estranho( grão de areia ou verme, por exemplo) no molusco, assim melhora? Pérolas verdadeiras podem custar tanto quanto pedras preciosas, felizmente temos várias imitações, de vários tons de pérolas, disponíveis. Ensinei a fazer um colar de pérolas aqui. E o cru é a cor do pano de algodão cru sem pigmento.
Bom final de semana para tod@s!


6 comentários:

  1. ou pra saber se seu namorado é gay, né?! funciona tb.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu apoio a ideia de ser um teste definitivo de heterossexualidade hahahahahahaha
      bjo

      Excluir
  2. Gostei do post! Mas sabe como diferencio pérola e marfim? Para mim são cores que tem uma certa 'cintilância', que bege e areia não tem, rsrsr, fica mais fácil para mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo cintilância no marfim, mas no pérola com certeza! É uma maneira interessante de ver, gostei!
      Bjo

      Excluir
  3. Adoro seus gradientes de cores, já que aparentemente meus olhos são masculinos e eu só enxergava as cores primárias, secundárias, branco e preto HAHAHAHA Tô conseguindo agora das nome as minhas sombras de paleta, já que eu anotava tudo como "iluminadora" :P
    Sobre o Marfim, é uma crueldade mesmo, que marfim fique só como nome de cor, em coisas 'sintéticas'. Minha mãe me contou essa história da pérola, de como devemos transformar uma coisa ruim (uma agressão, como caso um grão de areia), em uma coisa bonita e boa :)

    ResponderExcluir
  4. hahahaha morri com o "olhos masculinos"!
    Que bom que vc gosta! Eu adoro fazer gradientes!
    Essa história da pérola é linda, é uma boa metáfora para enxergar as certas situações. :-)
    Bjim!

    ResponderExcluir