segunda-feira, 15 de julho de 2013

Cores neutras: o que são? Quais são?

Cores neutras são elegantes, são aquelas que não exigem atenção para si, mas realçam graciosamente o visual e fazem resplandecer a pessoa que usa a roupa e não a peça. Pense numa moldura para a beleza natural de cada um. Neutros são clássicos e atemporais, jamais saem de moda. Uma peça de roupa em cor neutra facilmente se torna algo para se guardar para o resto da vida.



 Não parecem possuir cor, mas apesar de não possuírem vermelhos , amarelos e azuis evidentes, estas cores estão lá muitas vezes como subtom. É este o caso daqueles neutros claros como bege, pérola, creme e marfim. Nós diferenciamos essas cores não pelo seu grau de intensidade, mas pelo seu subtom. 



Cores neutras portanto podem ser quentes ou frias, conforme seu subtom. Algumas chegam até bem perto de serem neutras também em relação à isso, mas na maioria o subtom pende ou para frio ou para quente.  O que determina se uma cor é neutra não é aonde ela está em relação ao seu calor (presença de amarelo) ou frieza (presença de azul), mas a questão é se a cor pode ser considerada discreta ou não. Cores neutras acompanham muito bem cores vibrantes reforçando o destaque que estas exigem. Na maquiagem sombras neutras são perfeitas para acompanhar um batom marcante. Nas roupas cores neutras podem tanto acompanhar cores fortes quando serem usadas sozinhas.São ótimas cores para a decoração porque dificilmente cansam a vista. Elas estão frequentemente presentes na natureza, podemos reconhecê-las em vários lugares:

Paisagem repleta de cores neutras
O gradiente do meu gato Lugh é um exemplo de paleta de cores neutras com tons quentes e frios:




Além destas cores acima tons mais escuros também são reconhecidos como neutros, tais quais café com leite até marrons mais escuros, e com subtons mais frios passando pelo taupe até chegar no cinza escuro.

Café, cogumelo shimeji, taupe, prata
Montei um gradiente com tons de neutros quentes e frios. Pessoas cuja pele possui subtom amarelado serão mais valorizadas com peças com as cores do gradientes de cima, pessoas cuja pele tem o subtom azulado se valorização mais com neutros acinzentados.



A verdade é que não há propriamente um consenso que defina objetivamente uma lista de cores neutras, a definição que existe vai no sentido de se afirmar que cores neutras são discretas. Mas por exemplo o azul marinho é considerado neutro por algumas pessoas, enquanto que para outras ele não é neutro. Optei por apresentar aqui as cores neutras que possuem certo consenso, me parece que por exemplo o rosa bebê pode ser considerado neutro uma vez que preenche o requisito de discrição. O rosa cor de pulga também considero neutro. Sim, este rosa se chama cor de pulga. Seu nome surgiu no século dezoito, diz a história que Maria Antonieta mostrou para seu marido, rei Luís XVI, um tom novo de rosa ao que ele exclamou "Mas isso é cor de pulga!". Desde então é chamado cor de pulga... Por falar em cores lindas com nomes estranhos, e o que dizer do "taupe" que vem de topeira? E o cinza cor de rato?


E para terminar o texto e começar bem a semana, gatinhos com tons neutros!



como eu me sinto vendo os gatins

14 comentários:

  1. Barbara, adorei seu blog e esse post está demais também, ri muito com as últimas imagens :D

    Adoro cores neutras, sempre me imaginei vestindo apenas roupas assim, que chique ;-)

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Georgia! Eu tb acho muita graça nestes gifs! ^_^

      É muito elegante quem tem como estilo se vestir com essas cores, é chique sim!

      Beijos!

      Excluir
  2. Ótimo post! E os gifs... babei, gatinhos são muito fofos!

    ResponderExcluir
  3. A paleta de cores neutras mais fofa do mundo: a do seu gato Lugh! #fofura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila, ele é sim! Um dos amores da minha vida! <3
      Bjim!

      Excluir
  4. moooooooointo impressionada com a riqueza do blog e do post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, que comentário bacana! Amey! Obrigada <3
      Beijo!

      Excluir
  5. estou gostando muito desses posts sobre cores e tons de pele.
    sou negra, provavelmente tonalidade quente e sempre tento aprender / testar cores de makes e roupas...gostei do rosa cor de ´pulga... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valkika que bom! Mais posts sobre cores, tons, subtons e contrastes virão. Eu tb gosto do rosa cor de pulga, mas que nome né? ;-)
      Bjos!

      Excluir
  6. Ai,que delícia de blog e esses gatinhos...owmmm
    Estou amando aprender sobre cores,bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que delícia ler seus comentários! Obrigada!
      Bjos!

      Excluir
  7. Barbara vc é muito boa !!!!! Agora cei o que é cores neutras muito obrigrada !!!

    ResponderExcluir