segunda-feira, 22 de julho de 2013

CONTRASTE NATURAL EM VÁRIOS TONS DE PELE!

Já falei aqui sobre contraste e hoje explorarei mais um pouco o tema. Há quase uma semana uma amiga, que viu uma foto minha em que eu usava um casaco cinza com um cachecol igualmente cinza mas de outro tom, me disse que embora achasse muito elegante o uso de cores neutras ela não se sentia a vontade para usar roupas assim. A razão que ela deu foi que ela se sentia toda de uma cor só quando usava cores muito claras. Sua pele é bem branca e clara e cabelos e olhos castanhos escuros. Pensei muito na resposta para o problema, e não acho que o sentimento dessa amiga fosse causado pela sua pele clara. Acredito que a origem de seu desconforto está mais na relação entre cor da pele versus cabelo e olhos. Como expliquei no texto anterior sobre contraste, pessoas que apresentam contraste maior entre pele e cabelo ficam mais valorizadas com o uso de cores vibrantes e intensas. Por outro lado pessoas cujo o grau de contraste entre pele, cabelo, e olhos é menor são mais valorizadas por cores suaves e esmaecidas. Possivelmente minha amiga se sentiria mais valorizada se escolhesse neutros mais escuros e intensos. Dou vários exemplos de neutros neste texto.  Além das opções claras e escuras, qualquer cor pode ter a sua versão mais vibrante ou mais suave. Fiz dois gradientes para evidenciar estas diferenças entre tons vibrantes e suaves. Alterei apenas o grau de saturação entre um lado e outro. Observem como o lado direito rouba mais a nossa atenção que o lado esquerdo.



Minha intenção não é apresentar aqui uma regra fixa, como o nome do blog aponta, lindo é ser feliz e isso se pode ser de várias formas. Mas se você tem uma preocupação em usar a roupa para se destacar é interessante coordenar , além da cor da roupa com o subtom da sua pele, o grau de saturação da roupa com seu contraste natural. Naturalmente peles mais escuras harmonizarão melhor com cores mais escuras porém esmaecidas. Pessoas com alto grau de contraste natural resplandecem quando usam cores brilhantes, e tais pessoas podem ter a pele bem clara, média, ou negra. Observem as irmãs Knowles, Beyoncé é suave enquanto sua irmã Solange é contrastante:


 Embora possuam o mesma cor de pele com o tom parecidíssimo, o os olhos de Solange são mais escuros e, principalmente, seu cabelo é bem mais escuro que sua pele criando um contraste muito maior que aquele percebido em Beyoncé. Separei mais fotos de celebridades para mostrar que existem  pessoas suaves e outras com alto contraste de todas as etnias. Observem os claros e escuros das fotos e notem como nas pessoas com mais contraste há uma distância maior entre os tons claros e os escuros.

Aishwarya Rai e Freida Pinto
Iman Abdulmajid e Alek Wek
Lily Cole e Julianne Moore
Devon Aoki e Lucy liu
Naomi Watts e Liv Tyler:
Jessica Alba e Anne Hathaway
Assim como acontece com o nosso subtom da pele, muitas vezes já sabemos intuitivamente se nosso contraste natural é baixo ou alto. Outras vezes não percebemos muito bem esta relação porque nosso contraste natural não corresponde à nossa auto imagem.  Se tratando da imagem que temos de nós e da imagem que queremos projetar ao mundo é necessário observar onde nos encontramos, quais roupas ajudarão a transmitir a mensagem que intencionamos e que ao mesmo tempo em que nos valorizarão. Possuir sensibilidade para fazer este exercício é algo precioso e também acessível a qualquer um que se dispuser.


13 comentários:

  1. Muito importante observar o contraste natural Barbara, sempre posts super informativos e completos por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Camila! Dá um trabalho fazer posts mais informativos, mas comentários como o seu fazem valer a pena, obrigada!
      bjo!

      Excluir
  2. Estou entendendo cada vez mais...um pouco mais, pelo menos já aprendi. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Maggie! Fico muito feliz de saber, obrigada você!
      Bjo!

      Excluir
  3. Oi,Bárbara,estou aprendendo muito com vc e tenho uma dúvida.Sou morena da cor da Camila Pitanga,com o subtom amarelo,minha pele é quente e meu cabelo preto.Eu gosto da cor laranja(no tom forte,sem ser esmaecido) em blusa e acessório mas, não consigo usar batom laranja,acho que fica horrível em mim,na cor coral eu uso e gosto,agora o laranja...
    e minha dúvida é,se os tons quentes ficam bem em quem tem pele quente,eu não deveria gostar de batom laranja ou que tenha fundo laranja como vermelho alaranjado?
    Eu amo batom vermelho mas,sempre prefiro os de fundo azulado.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente Renata, quem sabe o que te atrai neste tipo de batom é justamente o contraste dele com a sua pele? O único risco é a sua boca aparecer mais que o resto do seu rosto, ou realçar alguma olheira. Você sente uma necessidade maior de corrigir a pele quando usa batom nesta tonalidade?

      Você já experimentou o batom chili da Mac, ou um similar? Tenho uma amiga que eu descreveria como você própria se descreveu, e ela fica maravilhosa com ele. Ele é um vermelho de fundo alaranjado, porém bem vermelho ainda.

      E tem outras questão, que se relaciona com meu primeiro ponto. Às vezes o batom laranja pode não ser seu estilo, pura e simples, e por diversas razões.

      Gostei muito do seu comentário, acho que pode virar post...
      Beijos!

      Excluir
    2. Olhei a cor do chili no google,rsrs,e olhando não me imagino usando mas,quero passar em uma loja Mac para experimentar,vai que eu goste...
      Eu tenho o ruby woo e o russian red,dentre os vários vermelhos que tenho e são os meus preferidos.
      Quanto a correção da pele,sinto necessidade de um corretivo, até se eu não usar batom,porque tenho olheiras marrons que me deixam com ar cansado,haha
      Ai,Bárbara,faz um post sim,quero entender mais sobre esse assunto e estou pensando que é como vc disse,pode ser questão de estilo.
      Muito obrigada,pela resposta,pois,como eu antes,estou aprendendo muito com vc,bjs.

      Excluir
    3. Ei Renata, faz isso, experimenta o chili, quem sabe você curte?
      Estou "bolando" uns textos sobre estilo, às vezes a explicação para sua preferência está aí. Como falei antes talvez você goste do contraste, do destaque mesmo, que vermelhos azulados recebem na sua pele. Olha só a Rihanna (que tem a pele bem dourada) com um batom vermelho de fundo azul:
      http://cdn.blogs.sheknows.com/celebsalon.sheknows.com/2012/09/Rihanna-pixie-cut-red-lips.jpg
      Tem como dizer que ela não está linda?
      Obrigada você! Beijo!

      Excluir
    4. Vou aguardar os textos sobre estilo ansiosa,rsrs e realmente,a Rihanna ficou linda com esse batom!

      Excluir
  4. Bárbara, que interessante esse post, nunca tinha pensado nessa questão. Vou até deixá-lo aberto aqui para dar uma estudada melhor mais tarde!

    E as mulheres das fotos, lindíssimas!

    bjs e obrigada pela aula,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Georgia! Acho que é um assunto pouco explorado mesmo, ainda que tanta gente se sinta como a minha amiga que descrevi no texto.
      Lindas né?
      Bjo!

      Excluir
  5. Estou adorando seus posts que falam desses assuntos.
    Fico olhando e querendo descobri um pouco mais de mim.
    Não sou branca demais (uso nw 20 na MAC, quer dizer, no corretivo pro longwear e f&b é N3). Sempre fico na dúvida se sou "fria" ou simplesmente "neutra" (existe isso?).
    Tenho os olhos castanhos claros um pouco esverdeados, mas não chegam a ser mel. E o cabelo é castanho (para as tinturas na mesma cor da raiz, castanho natural - 4.0)mas uso um tom abaixo, acho que fica melhor quando tinjo com 5.0.
    Existe algum site que vc possa indicar pr fazer esses testes. Já li sobre a pessoa ser inverno, primavera, verão ou outono.
    Adoraria conseguir me harmonizar melhor com minhas roupas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Renata, que bom que está gostando! Obrigada! O seu corretivo é indicado para peles com subtom azulado, se ele fica bom em você a chance é bem alta de que este seja seu subtom de pele. E sim, existem pessoas neutras. Mesmo que não sejam neutras 100% existem pessoas sortudas que são neutras o suficiente para ficarem bem tanto com cores quentes quanto com frias, e já que você mencionou o sistema das estações da Carole Jackson, pelo que já li algumas pessoas "primaveras" são assim.
      Você já leu o livro da Carole Jackson? Tem em pdf, mas tb dá para ler online:
      http://archive.org/details/ColorMeBeautiful
      Se o subtom da sua pele for realmente frio, e seu cabelo castanho sem vermelho no fundo, a possibilidade é bem alta de que você seja verão. Recomendo que você se examine, faça por exemplo aquele testes dos lenços. Já fiz ele aqui no blog, aqui:
      http://lindoehserfeliz.blogspot.com.br/2013/06/prova-das-cores-as-amigas-e-as-nem-tanto.html
      Se harmonizar com as roupas é realmente bem legal, é muito bom descobrir a razão de gostarmos tanto de umas peças e não de outras. A razão muitas vezes é esta harmonia da cor da peça com nossa pele.
      Beijos!

      Excluir